Código de ética

  1. ABRANGÊNCIA
  2. OBJETIVOS
  3. PRINCÍPIOS BÁSICOS
  4. CONFLITO DE INTERESSES
  5. COMBATE À CORRUPÇÃO
  6. COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO
  7. RESPONSABILIDADE PELA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS E RESPEITO
    MÚTUO
  8. AMBIENTE DE TRABALHO
  9. RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES
  10. PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
  11. RESPONSABILIDADE PELO CUMPRIMENTO
  1. ABRANGÊNCIA
    Os princípios deste Código aplicam-se a todos os colaboradores da Empresa Comveima, inclusive temporários e prestadores de serviços. Norteará a conduta que deve ser obedecida no relacionamento com os nossos clientes, fornecedores e demais parceiros.
    O comprometimento com essas diretrizes é condição essencial para que todos os colaboradores estejam sintonizados no mesmo objetivo e representa em primeiro lugar a adesão e responsabilidade de todos, na defesa dos interesses da empresa.
  1. OBJETIVOS
    Ser uma referência formal e institucional para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores, independentemente do cargo que ocupem.
    Tornando-se um padrão de relacionamento interno e com o nosso público de interesse: clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes e sociedade civil.
  1. PRINCÍPIOS BÁSICOS
    Os princípios que norteiam o Código de Ética e Conduta da Empresa Comveima estão diretamente vinculados aos nossos Valores, Missão e Visão.
    Nossos princípios básicos são:
    • Satisfação dos clientes.
    • Compromisso com inovação e qualidade total.
    • Respeitar as normas sempre com transparência, honestidade e integridade.
  1. CONFLITO DE INTERESSES
    É importante assegurar que os nossos colaboradores e parceiros de negócios, no decorrer do desempenho de suas atividades não se envolvam em possíveis casos de conflito de interesses. Por essa razão é que todas as situações que possam ocasionar tais conflitos devem ser evitadas e na sua ocorrência, informadas a administração da empresa, visando proteger os interesses da empresa e auxiliar os colaboradores a corresponderem a este elevado grau de confiança que a empresa deposita na sua integridade.
    Obs.: Conflito de interesses pode ser entendido como situações que venham surgir, quando considerações financeiras ou pessoais podem influenciar ou parecer influenciar o poder de julgamento dos colaboradores, quando se misturam interesses particulares aos interesses da empresa ou quando decisões de negócios são tomadas com base em motivações particulares.
  1. COMBATE À CORRUPÇÃO
    É entendido como “corrupção” o abuso de um poder conferido a alguém em prol de seu próprio benefício.
    Em outras palavras, a corrupção significa:
    • oferecer/receber, prometer ou conceder qualquer tipo de vantagem (ex.: dinheiro, presentes, descontos, contribuições, empréstimos, honorários ou recompensas) para (ou de) qualquer pessoa (não somente autoridades ou funcionários públicos) como incentivo para agir desonestamente ou de forma ilegal ou para quebrar a confiança na gestão de serviços ou nos negócios da empresa.
    A Empresa Comveima tem conhecimento da lei brasileira de anticorrupção 12.846/13 e a cumpre na íntegra.
    O objetivo da Empresa Comveima é gerir a empresa com base nos méritos da qualidade e valor competitivamente marcantes dos produtos e serviços. Os esforços são apoiados para não influenciar ou prejudicar a concorrência por meio de suborno e se opor a qualquer forma de corrupção ou conduta que prejudique a iniciativa empresarial.
    Nenhum dos colaboradores ou parceiros deve usar seus interesses pessoais para obter vantagens ilícitas contra os interesses da empresa. Em caso de suspeita de conduta inadequada, os colaboradores devem reportar o assunto para a administração.
  1. COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO
    De acordo com o art. 1º da lei 9.613/98, lavagem de dinheiro é a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Lavagem de dinheiro é considerada um crime em quase todos os países e o seu combate é considerado uma importante arma contra o
    crime organizado e o terrorismo.
    O papel da empresa é comunicar ao órgão COAF(1), por meio eletrônico, todos os casos em que o recebimento do pagamento pelo cliente seja acima de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em espécie (dinheiro) na venda de veículos.
  1. RESPONSABILIDADE PELA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS E RESPEITO MÚTUO
    As atitudes individuais devem ser orientadas para o cumprimento dos objetivos organizacionais.
    Os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços devem pautar suas ações pelo respeito mútuo, pelo trabalho em equipe e pela transparência.
    Não será permitido nenhum tipo de preconceito ou discriminação em função de etnia, de origem, de orientação sexual, convicção política ou religiosa, ou ainda, assédio de qualquer natureza, inclusive moral e sexual. É compromisso de todos zelar pela conservação e uso correto do patrimônio da empresa. (1) COAF. Conselho de Controle de Atividades Financeiras (www.coaf.fazenda.gov.br).
  1. AMBIENTE DE TRABALHO
    Os relacionamentos no ambiente de trabalho serão baseados na confiança e transparência, tendo como objetivo o desenvolvimento e a preservação da imagem e reputação da empresa.
    A Empresa Comveima compromete-se a proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro aos seus colaboradores, buscando sempre a redução de riscos de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.
    A Empresa Comveima condena o trabalho infantil e qualquer forma de trabalho forçado que reduza o homem à condição de escravidão ou equivalente.
  2. RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES
    Nossos colaboradores devem buscar constantemente antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, através do atendimento de excelência, trabalhando com produtos e serviços de alto nível de qualidade. Nossa prática comercial e de concorrência no mercado é fundamentada na lealdade. A competitividade é o diferencial que deve nos motivar a estar sempre à frente do concorrente.
  1. PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
    A Empresa Comveima desenvolve um programa de sustentabilidade como princípio de gestão; Sucesso Comercial, Proteção ao Meio Ambiente e Responsabilidade Social, elementos que devem estar equilibrados e de forma sustentável.
  1. RESPONSABILIDADE PELO CUMPRIMENTO
    A aplicação e sucesso do uso deste Código de Ética dependem do esforço de cada um no cumprimento dos princípios aqui descritos. Cada colaborador é responsável não só por sua própria conduta, mas também tem como obrigação comunicar qualquer violação ao Código por parte dos seus colegas.
    A comunicação deverá ser realizada quando tiver conhecimento ou suspeitas fundamentadas que a violação do Código de Ética está ocorrendo ou pode ocorrer. Esta comunicação deve ser feita de forma honesta, justa e respeitosa para a administração da empresa.
    Encorajamos gestores e colaboradores a buscarem juntos uma solução para a violação, problema ou questão relacionada ao Código de Ética.